Jogo Rápido: Cobertura da E3 – Conferência da Nintendo e considerações finais

A E3 2012 está chegando ao fim e, junto dela, nossa coluna, Jogo Rápido – E3. Pra encerrar, nossas opiniões sobre a última conferência da feira, a da Nintendo e nossas considerações finais sobre a maior e mais importante feira de games do mundo.

CONFERÊNCIA DA NINTENDO

Fechando a programação da feira e rodeada de expectativa devido ao WiiU a Nintendo entrou no palco com Reggie Fils-aime e Shigeru Miyamoto. Logo início da conferência, anunciaram que 23 jogos de WiiU dariam as caras no evento e que o console seria a verdadeira estrela do momento. A conferência dedicou cerca de dez minutos de sua duração para falar do 3DS e anunciar uma única novidade para o portátil: Paper Mario 3DS.

Uma das poucas novidades da empresa pro 3DS, Paper Mario 3DS

Wagner: Ótimo! O WiiU vai ter tudo que os outros consoles já tem. A Nintendo me surpreendeu negativamente nessa E3. Não tenho nada a dizer, porque nada de novo foi apresentado.
Finalizando, gostaria de expressar minhas mais sinceras condolências aos donos de um 3DS. Tenho pena do descaso e da falta de suporte da Big N para com vocês.

Adriano: Sem muitas surpresas a conferência da Nintendo. Diria que até um pouco pacata demais. Tivemos uma conferência com foco único, em que foram apresentados alguns jogos de expressão no WiiU como Arkham City, Mass Effect 3, Assassins Creed 3 e Ninja Gaiden III. Nada que não havia sido previsto. Não vejo muita graça em focar uma conferência de tamanha importância em um console que nem foi lançado ainda! Com o lançamento próximo do WiiU, espera-se que, ao mesmo, a primeira leva de jogos sejam bons os lançamentos para o console.

A grande aposta da Big N para o WiiU. Será que cola?

Edgar: Acho que o fato dos meus companheiros de cima terem dedicado poucas linhas para a conferência da Big N demonstra a apatia que dominou a empresa na E3 desse ano. Após dois anos de conferências memoráveis, a empresa deixou a peteca cair em 2012 e decepcionou. A Nintendo acertou ao dividir a conferência dela em três dias (um dia para revelar a rede social do WiiU, a conferência em si e a mini-conferência do 3DS), mas de nada adiantou essa estratégia com conferências tão fracas e sem muito a dizer. Ter Nintendo Land como o finale da conferência foi um desacerto e dos 23 títulos de WiiU anunciados, apenas dois saltaram aos olhos: ZumbiU e Pikmin. Vieram argumentar comigo que Mass Effect 3 e Batman eram bons lançamentos, mas para mim, todos esses jogos são jogos requentados. Simples ports. E ports “antigos” ainda por cima! Como dono de um 3DS, esperava alguma grande surpresa, mas me dei por satisfeito, pois a terceira conferência da empresa até mostrou alguns títulos interessantes. O problema todo é que mesmo com todo esse alarde, o WiiU está aí e a Nintendo ainda não conseguiu me convencer se devo ou não comprar. A chance era agora e a empresa acabou deixando escapar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Edgar:

1 – Quem levou a E3 2012: Sinceramente, nenhuma empresa. Faltaram inovações, faltou aquela excitação perante uma novidade… Mas se é para apontar quem se deu melhor nessa E3, fico com a Sony. Dentre as três, ela parece que foi a que mais se esforçou.
2 – Revelação da feira: Watch Dogs, da Ubisoft! Eu sempre me emociono quando me deparo com franquia nova. Watch Dogs me lembrou Persons of Interest em open-world. Os gráficos estão bonitos e a premissa da história é bastante interessante. Pontos para a Ubi por revelar uma franquia nova em final de geração.
3 – Decepção da feira: Nintendo e seu WiiU, precisa falar mais?
4 – Exclusivo mais impressionante: Last of Us e toda sua tensão. Para melhorar, a Naughty Dog prometeu uma jogabilidade dinâmica e acontecimentos moldados de acordo com a cirscunstâncias! 2013 com Gears – Judgement, Tomb Raider, GTA V e Last of Us promete fechar grandiosamente o ciclo!
5 – Third-partie mais impressionante: Splinter Cell: BlackList ou Tomb Raider? Ainda não me decidi…
6 – Balanço final da feira: Disparado, umas das E3s mais fracas que pude acompanhar, mas não deixa de ser um reflexo do que acontece com a feira a cada cinco anos. Toda E3 que “fecha” uma geração de consoles é assim… O problema é que, após os dois anos anteriores, a gente ficou mal acostumado! O lado positivo é pensar em tudo que vem em 2013!

Em uma E3 marcada por sequências, WatchDogs, da Ubisoft foi uma grata surpresa.

Sauxoka:

1 – Quem levou a E3 2012:  A que me agradou mais, Microsoft.
2 – Revelação da feira: Dois controles do WiiU conectados simultaneamente.
3 – Decepção da feira:  Mal funcionamento do livro com realidade aumentada da Sony, parceria com JK Rowling, WonderBook.
4 – Exclusivo mais impressionante: Beyond: Two Souls? Talvez…
5 – Jogo third-partie mais impressionante: Nada me impressionou de verdade, mas gostei bastante do line-up apresentado pela Ubisoft.
6 – Balanço final da feira:  Feira fraca, sem muita novidade, corrida e “não empolgante”.

Sauxoka se rendendo ao novo jogo da Quantic Dream?

Adriano:

1 – Quem levou a E3 2012: A Sony… fácil!
2 – Revelação da feira: Watch Dogs
3 – Decepção da feira: Nintendo
4 – Exclusivo mais impressionante: The Last of Us, sem dúvidas.
5 – Third-partie mais impressionante: Metal Gear, apesar de não ter gostado das mudanças.
6 – Balanço final da feira: Sucintamente…? Sony, muito interessante, Microsoft, bom conteúdo e Nintendo, deixou a desejar!

A Naughty Dog sai da sombra de Uncharted e mostra seu surpreendente “The Last of Us”.

Agora é sua vez! Você que acompanhou a feira, qual sua opinião? Quem leva o prêmio de Melhor da E3? Esperava mais? A Nintendo convenceu acerca de uma possível compra do WiiU?

Anúncios

3 respostas em “Jogo Rápido: Cobertura da E3 – Conferência da Nintendo e considerações finais

  1. Sou nintendista de coração, esperava ansiosamente a volta dos jogos Harcdore a Nintendo. Me decepcionou primeiro que o tempo de conferência da Nintendo foi porcamente usado, sendo que ficaram 10 minutos explicando um jogo igual pac man, e quando deu 1:10 de conferência voltaram a mostrar videos que ja haviam sido exibidos.

    Apesar do sucesso do Wii de reunir toda familia jogando video game eu digo pra Big N que não quero jogar video game com minhá vó, apenas jogar algo que me proporciona diversão e desafio.

    • Eu admiro a coragem de Nintendo de sempre tentar inovar a indústria. O problema é que, a cada passo pra frente que ela dá, ela dá dois pra trás… Impressionante! Essa conferência foi exatamente isso… WiiU pode ter uma boa proposta, mas com esse apoio porco das thirds e essa proposta da empresa, o WiiU acaba condenado de antemão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s